A vice-presidência de Relações Sociais é responsável pelos projetos e ações voltados à integração do CRCPR e da classe contábil com a sociedade, com a finalidade de promover a responsabilidade social. A vice-presidente de relações sociais do CRCPR para o biênio 2020-2021 é a conselheira Denise Maria de Oliveira.
Contatos:
Denise Maria de Oliveira - vice-presidente de Relações Sociais
Documenta todas as ações realizadas pelo CRCPR com o intuito de exercer a responsabilidade social, preservar o meio ambiente e manter condições de vida satisfatórias no mundo. É solicitado pelo Conselho Federal a todos os conselhos regionais do país.
O CRCPR tem implantado, internamente, ações que estimulem entre seus funcionários e conselheiros mudanças comportamentais em benefício do meio ambiente e da sociedade, como a reutilização de papéis para impressão, a utilização de copos de vidro em detrimento dos copos plásticos, a separação do lixo reciclável, a substituição dos galões por filtros purificadores de água, dentre outras.
Clique aqui para fazer download do Balanço Socioambiental.
Clique aqui e faça o download da cartilha.
Clique aqui e faça o download da planilha.
Clique aqui e faça o download da cartilha.
Iniciativa que envolve escritórios, delegacias regionais e a sede do CRCPR, a campanha do Agasalho visa arrecadar e distribuir peças de inverno, roupas e cobertores, a instituições beneficentes do Paraná, a fim que sejam destinadas aos mais necessitados nos meses mais frios do ano. Busca incentivar a consciência social dos contabilistas, tanto individualmente como classe profissional, e promove o engajamento de conselheiros, funcionários e toda a sociedade em torno de uma nobre causa.
2013 – Período de arrecadações pré-agendado: de 15/5 a 30/6.
2012 – Sob o lema “Doe um agasalho, aqueça um coração”, a campanha foi realizada simultaneamente, entre julho e agosto, em dez cidades do Estado: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Toledo. As instituições beneficiadas foram (clique nos links para conhecer): Amiga dos Sonhos (Curitiba), Centro de Nutrição Infantil (Foz do Iguaçu), Lar dos Idosos (Toledo), Casa de Passagem São José (Campo Mourão), Albergue Frederico Ozanam (Guarapuava), Recanto da Criança (Cascavel), e Associação de Proteção à Maternidade e à Infância Haroldo Beltrão (Francisco Beltrão).
2011 – Com o tema "Mais de um ano sem usar, tá na hora de doar", a campanha foi coordenada pelo então vice-presidente de relações sociais, Maurício Gilberto Cândido, entre 10/5 a 31/8.
Campanha de arrecadação de roupas, material escolar, brinquedos e alimentos para distribuição a instituições beneficentes que atendem crianças carentes no Dia das Crianças, em 12 de outubro.
2012 – Período de realização: 01/09 a 12/10.
Entidades contempladas: Centro de Educação Infantil (CEI) Esmeralda, no bairro Xaxim, e da Casa Morada do Sol, ambas de Curitiba.
Campanha de arrecadação de brinquedos, alimentos crianças, jovens e idosos assistidas por instituições beneficentes. Foi criada para desenvolver a responsabilidade social da classe contábil de uma forma que cada comunidade possa canalizar as arrecadações para atender suas carências.
2012 – a partir de 1 de novembro de 2012.
Entidades já contempladas: Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia –APACN de Curitiba; em Londrina, a Casa de Apoio Madre Leonia; em Maringá, a Fundação Oásis; em Paranavaí, a Casa da Criança.
Projeto lançado em nível nacional pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 2008, coordenado na região Sul por Maurício Gilberto Cândido. Visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações voluntárias para construção de uma sociedade mais solidária e justa. Atua no Paraná e no Brasil em diversas frentes:
Incentiva a associação do contabilista à Ação Fome Zero, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) cuja missão é amparar e estimular ações e políticas integradas que viabilizem a segurança alimentar e nutricional da população brasileira. Neste sentido, estimula a participação do contabilista no Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de seu Município e Estado, como auxiliar na gestão da merenda escolar. Através de consultoria contábil, ele pode fiscalizar as prestações de contas e a aplicação dos recursos transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conhecido como Programa da Merenda. O CAE é um grupo independente, composto por representantes do Executivo, sociedade civil, professores, trabalhadores da área da educação, alunos e pais de alunos. O CFC elaborou uma cartilha que traz orientações para o contabilista que deseja apoiar o trabalho do CAE: http://www.cfc.org.br/uparq/cartilha.pdf
Orienta o contabilista a informar e sensibilizar clientes e a sociedade em geral sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda devido ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNCRIANÇA) de seu município e Estado. No Paraná, a iniciativa se concentra em informar sobre as leis de incentivo fiscal e instruir sobre o lançamento de doações aos fundos, conhecidos no Estado pela sigla FIA.
Apoio a Organizações da Sociedade Civil para a transparência na prestação de contas, gestão de convênios de pastorais e melhoria da gestão de organizações assistenciais, especialmente nas áreas financeira, contábil e patrimonial.
Há ainda o projeto Rede Nacional de Cidadania Fiscal, em parceria com o Observatório Social do Brasil e o Instituto Social Íris, e ações localizadas de voluntariado em políticas sociais e comunitárias.
Todos os profissionais da contabilidade são convidados a conhecer as iniciativas e a se engajar: http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=305
Nossa proposta é divulgar os projetos em funcionamento em diversos municípios do Paraná em consonância com a Lei nº 10.097/2000, conhecida como a Lei do Menor Aprendiz, e incentivar o contabilista a ser o empreendedor desta ideia na sua cidade, ajudando a retirar menores da rua e dando a eles a oportunidade de entrar legalmente no mercado de trabalho.
E mais:
Apoio ao projeto Valor à Vida, da Santa Casa de Curitiba, referência em transplantes no Paraná, para captação de recursos por meio do site www.doesantacasa.org.br